Como instalar o apache 2 mysql 5 php 5 e phpmyadmin no Debian 5.0.6
PessoALL, estamos fazendo outro How to da série Lamp2. O ambiente apache (container web ou servidor de páginas mais utilizado da internet), php 5 (linguagem de programação mais utilizada da internet), mysql 5 (banco de dados mais usado na internet) e phpmyadmin (gestor de bases de dados mysql mais amigável em termos de front-end) é indispensável para desenvolvedores php. Abaixo, em passos e imagens simples você saberá como instalar e deixar 100% operacional a famosa arquitetura LAMP2.
Primeiro passo é ter poder de root (no caso de nossa instalação). Iremos abrir o console como root afim de evitar que utilizemos o comando sudo antes dos comandos gerais de instalação do lamp2. Na realidade NADA impede que você possa instalar o lamp2 com comandos em um terminal comum, a única coisa que ressaltamos é que tome cuidado sempre com a precedência do comando sudo na frente de nossos comandos abaixo citados, ou logar-se como root com su – para atrair um ambiente root globalmente. No mais tudo será muito semelhante.
O Hardware testado é simples, celeron i386 (debian 32 bits em cima de um celeron), 512 de ram e disco de 10gb.
A versão usada é o Debian 5.0.6.
1 – Clique em Aplicações -> Acessórios -> Terminal Como Root. A imagem abaixo demonstra claramente como este passo-a-passo é feito:

Antes de mais nada certifique-se que tudo está ok com o apt-get, por isso use:
apt-get update
A saída é muito parecida com a imagem abaixo:

Assim que o terminal estiver operando (aberto) vamos instalar o apache2 com o seguinte comando:
apt-get install apache2
Assim que este comando for digitado, a saída exige que se Aperte S para confirmar ou N para cancelar a instalação. A imagem é muito parecida com a saída abaixo:

A saída após confirmar com S é muito parecida com:

Neste ponto o apache 2 está online.
Agora vamos instalar o php5 no apache 2 como DSO (php como módulo do apache2).
Para isto digite o comando:
apt-get install php5 libapache2-mod-php5
A saída para este comando é muito parecida com a imagem abaixo:

Pronto, para confirmar que o php 5 está sendo interpretado no apache2, primeiro é necessário digitar o comando abaixo afim de que o apache 2 possa reler suas configurações de maneira simples e rápida:
/etc/init.d/apache2 restart
Esse comando reinicia o apache2. Feito isto, podemos remover o index.html e criar um arquivo php. Para isto faça:
rm -rf /var/www/index.html
Este comando remove o arquivo index.html default do apache2. Abaixo vamos criar um arquivo index.php:
vim /var/www/index.php
Dentro do arquivo coloque o conteúdo da imagem abaixo:

A saída disto pode ser testada em um navegador através do endereço:
http://localhost/index.php
A saída deste acesso deve ser indêntica a imagem abaixo:

Agora precisams instalar o mysql 5 em nosso Debian, para isto use o seguinte comando:
apt-get install mysql-server
Será necessário confirmar, conforme a imagem abaixo:

Confirme com S, assim que ocorrer o processo de instalação do mysql server a saída será muito parecida com a imagem abaixo:

Esse trecho o mysql vai pedir a senha de root que será a senha padrão do administrador do mysql 5. Confirme com qualquer senha definida ao seu critério, em seguida uma nova tela será exibida pedindo confirmação de senha novamente, conforme a tela abaixo:

As mensagens exibidas na instalação do mysql após confirmado devem ser muito parecidas com as da tela abaixo:

Agora iremos para o passo final, a integração entre o apache, php, mysql e phpmyadmin. Para isto precisamos instalar a integração com o seguinte comando:
apt-get install libapache2-mod-auth-mysql php5-mysql phpmyadmin
Assim que o comando é digitado, conforme citamos acima, você precisa apertar S para que seja confirmada a instalação da integração de o phpmyadmin. A saída do comando acima é muito parecida com a imagem a seguir:

Confirmando com S a instalação prosseguirá, porém o phpmyadmin solicitará o container o qual ele vai operar. Devemos escolher o Apache2 conforme nosso padrão de instalação. Printamos a tela com esta informação:

Após marcação, a saída final segue-se abaixo:

Pronto, agora só precisamos reiniciar o apache2 para que toda integração ocorra fielmente, precisamos copiar a pasta do phpmyadmin para o /var/www afim de acessarmos com c o front-end do phpmyadmin.
Para isto digite os comandos:
/etc/init.d/apache2 restart
cp -rp /usr/share/phpmyadmin /var/www
O segundo comando faz a cópia citada.
Para testarmos TUDO basta abrirmos o navegador e inserirmos o endereço http://localhost/phpmyadmin, se a saída for idêntica a da imagem abaixo, parabéns, sua missão acaba agora!

Se quiser acessar o phpmyadmin basta colocar root como usuário e informar a senha de root definida no momento da instalação do mysql.
Agradecemos pelo seu empenho junto conosco neste how to :P
Att: littleoak